quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Vencedor de concurso estadual de gastronomia é escolhido no ABC

Da Redação

O vencedor da etapa estadual do Enchefs-SP (Encontro de Chefs de São Paulo) foi revelado na tarde desta terça-feira (5) por um corpo de quatro jurados. Alan Datorre, de São Paulo, é o Chef Profissional indicado para concorrer ao prêmio anual Dólmã, que acontece em novembro, em Fortaleza, no Ceará. A competição foi realizada no SEHAL (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), à Rua Laura, 214, Centro, Santo André. 

Em segundo lugar ficou a candidata de Santo André, Cris Mota e em terceiro, Valéria Brasilino, de São Sebastião, litoral de São Paulo. Os competidores participaram da disputa com a preparação do cardápio virado à paulista, previamente definido pela organização.

Foto: Divulgação
“Fiquei muito feliz e surpreso porque não esperava vencer a prova. Embora seja um prato tradicional, procurei fazer uma releitura usando ingredientes do interior de São Paulo e do cerrado brasileiro como a gariroba e o piqui, além da banana da terra com vinagrete”, disse Alan. 

O finalista foi eleito pelos jurados técnicos, a jornalista Juliana Bontorim, o chef de cozinha Guga Rossi e as empresárias Idália Souto e Mara da Costa. O critério de avaliação passou pelos quesitos apresentação, preparação, coerência e escolha do prato, organização e criatividade, entre outros.

“O nível entre os três foi muito bom, ficou difícil definir, porém a técnica, os estilos e a característica foram fundamentais para o desempate”, acrescentou o Chef Guga Rossi.

Para o presidente do SEHAL, Roberto Moreira, é importante apoiar iniciativas como essa. “São ações deste tipo que ajudam a transformar e qualificar o mercado. Espero que os indicados escolhidos aqui consigam se inspirar ainda mais e seguir em frente como vencedores”, destacou.

O coordenador estadual do Enchefs-SP, Marcelo Lohmann, explicou que pela primeira vez esta etapa foi realizada em São Paulo. “Agora, esperamos que o vencedor traga o prêmio Dólmã para São Paulo”, disse. 

A etapa estadual do concurso teve 30 inscritos, dos quais três selecionados. Durante a prova, os finalistas tiveram 1h30 para executar o prato, sendo 1h15 para a preparação, cinco para apresentação e 10 minutos para defesa.

Entre os patrocinadores, o evento contou com a Tramontina, Frigo, Rei da Cutelaria, Quero Idiomas, Don C.Selaimen e Vest Chef. Outras informações podem ser obtidas pelos sites: www.lohs.com.br e  www.enchefs-sp.com.br.






Nenhum comentário:

Postar um comentário