sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Astrônomo explica fenômenos lunares que ocorrem neste mês

Da redação

Em 31 de janeiro, haverá três fenômenos envolvendo a Lua:  superlua, Lua azul e eclipse lunar, que deixará a lua alaranjada. O professor e astrônomo, Cássio Barbosa, do Centro Universitário FEI, esclarece mitos e verdades sobre cada uma dessas situações. 

Superlua com eclipse lunar ocorrerá em 31 de janeiro | Foto: Marcello Casal Jr/ABr
A superlua é uma lua cheia
A superlua, como é conhecida popularmente, é na verdade uma Lua cheia que ocorre nas proximidades do ponto da órbita em que a lua está mais próxima da Terra, chamado de perigeu. "Pela proximidade com a Terra, a lua parece ser maior e mais brilhante no céu. A diferença de tamanho é mais fácil de se perceber quando a lua está mais próxima do horizonte", explica o professor. O astrônomo também ressalta que não há uma grande alteração de tamanho e brilho, por isso, não se frustre: poucas pessoas conseguem perceber que é uma superlua.

Na Lua azul, a Lua não fica azul
O segundo fenômeno é a Lua azul. "Na verdade, a Lua azul é apenas um apelido dado a segunda Lua cheia, que acontece no mesmo mês. E a Lua não fica azul!", esclarece o astrônomo. No dia primeiro de janeiro tivemos uma Lua cheia - que também foi uma superlua - e como o tempo entre as duas Luas cheias é de aproximadamente 29 dias, até o fim do mês teremos mais uma Lua cheia.

Eclipse lunar deixará a lua com tom alaranjado
A superlua e a Lua azul coincidem com um terceiro fenômeno, um eclipse lunar. Em um eclipse lunar, a Lua mergulha na sombra da Terra ficando com uma cor alaranjada, por causa dos raios de luz que atravessam a atmosfera terrestre. "Dependendo do grau de poluição de nossa atmosfera ela pode ficar entre um avermelhado forte, cor de tijolo, até um laranja bem sutil", conta Barbosa. O astrônomo também destaca que textos apocalípticos falam em Lua de Sangue e por semelhança com a coloração da Lua em eclipses lunares, muitas pessoas associam uma coisa à outra. No entanto, o termo científico correto para este fenômeno é eclipse lunar. "Infelizmente, esse eclipse lunar não será visto no Brasil em 31 de janeiro. Mas, em 27 de julho deste ano, teremos outro eclipse lunar e este será visível no Brasil", conta o professor da FEI.

Com que frequência esses fenômenos acontecem?
A superlua é um evento bem comum, em geral há dois ou três delas a cada ano, já a Lua azul acontece uma vez a cada um ou dois anos. Os eclipses são bastante comuns, em geral acontecem pelo menos dois todo ano em algum lugar do planeta. "A próxima Lua azul acontece dia 31 de março, mas a próxima superlua acontece apenas no ano que vem, dia 21 de janeiro", destaca Barbosa. 

Qual a melhor forma de observar a superlua e a lua azul?
Para observar a superlua, que será também uma Lua azul, não é preciso usar nenhum instrumento. É só ir para um espaço aberto com ampla visão do céu. É melhor ver a Lua quando ela está baixa no horizonte, além dela ter uma coloração mais amarelada, a proximidade com objetos como árvores e prédios permitem fazer uma comparação de tamanhos. Essas condições são interessantes, também, para tentar uma foto bonita.

Apesar de esses fenômenos acontecerem com certa frequência, sempre despertam a atenção do público e fazem as pessoas olharem para o céu. Como destacado pelo professor  Barbosa, "isso pode parecer pouca coisa, mas você se lembra a última vez que tentou contemplar as estrelas? Esse é um hábito cada vez mais difícil na vida moderna".



Nenhum comentário:

Postar um comentário