sábado, 14 de abril de 2018

Utinga ganha bosque em área abandonada

Moradores da região e arredores se uniram para ocupação de área verde esquecida. O local será inaugurado neste domingo, 15, com ampla programação

De modo espontâneo, um grupo de moradores da região de Utinga, em Santo André (SP), se uniu para transformar a paisagem e a ocupação de uma área verde abandonada e tomada pelo entulho, usuários de drogas e mosquitos. O local, na Avenida Utinga, 1975, é parte restante de um terreno público desmatado e vendido a uma rede de supermercados.

Área foi revitalizada pro moradores da região. 
O resultado será comemorado no domingo, 15 de abril, com uma extensa programação que inclui aulas de yoga, danças circulares e zumba nos novos espaços.

Em um mês de trabalho cotidiano, os voluntários retiraram muitos sacos de entulho, eliminaram criadouros de mosquito, abriram trilhas, criaram espaços para atividades e plantaram mudas e flores. “Achamos aqui um brejo, que contornamos para preservar. Brejos tem sapos, que comem mosquitos”, explica Giancarlo Tola, professor de educação física especializado em yoga e danças circulares.

Foi ele quem iniciou o processo. “Achava que essa área deveria ser mais usada. Eu sou trilheiro e vinha aqui para meditar. Um dia, pedi uma enxada emprestada ao seu Zeca e dona Herô, caseiros do Centro de Assistência Social da Prefeitura, vizinho ao bosque, e comecei a tirar o mato para abrir uma trilha”, conta.

Marlene Frandom, especialista em exercícios para a terceira idade, viu Giancarlo carpindo, se entusiasmou e convidou para a iniciativa a filha, Camila, sua irmã e o cunhado Osvaldo, que é arquiteto. A pedido dessa família, Nicinho, dono de uma pavimentadora, doou sacos de britas, as pedrinhas despejadas nas trilhas abertas pelo grupo.

A psicóloga aposentada e mediadora judicial Wanda Gonçalves, que soube da história durante uma aula de danças circulares ministrada por Gian, também se somou ao grupo. “Eu sentia necessidade de agir por mais qualidade de vida na cidade, de me ligar à natureza”, conta. O mesmo desejo mobilizou o fotógrafo Rodrigo, a namorada dele, a Maria, a Bruna e a Leo, entre outros.

O grupo marca encontros no local para trabalhar sob o sol ou chuva. “Trouxemos flores, abacate, orquídeas de chão, margaridas, roseiras, azaléas, melissa, mirra, gerânios”, conta Wanda.

Eduardo Melo, dono de uma academia da região (Steel Fit) incumbiu-se de lidar com os trâmites legais na Prefeitura e na Câmara Municipal para garantir que o plano diretor acolha a iniciativa comunitária. “Era uma promessa de um prefeito transformar esta área em parque, mas não aconteceu. Eu sonhava com isso e, assim que vi a movimentação, aderi”, diz. “Temos aqui algumas árvores nativas da mata atlântica e isso tem que ficar para as próximas gerações. Esse pequeno pedaço de natureza é nosso.

EVENTO
Dia de Criatividade no Bosque do Povo – Utinga
Domingo, 15 de abril de 2018
Av. Utinga, 1975, ao lado do CRAS - Centro de Referência em Assistência Social.

PROGRAMAÇÃO
Espaço GRAMADO:
7h30 - Yoga
8h30 - Danças Circulares
10h - Zumba
12h - Apresentação
13h – Aulão de ginástica e atividades
14h - Forró
15h - Zumba
16h30 - Roda de Cirandas
18h - Encerramento.
7h-18h - Grafite

- Agentes de Saúde - conscientização sobre febre amarela, Zica e Dengue

Espaço PICNIC:
10h - Jogo de Taco
11h - Arte na Argila
13h - Desenhos, Pinturas e Dobraduras
14h - Oficina de Capucheta
15h30 - Contação de Histórias

Trabalho mutirão :
- Continuação da trilha de caminhada
- Horta de ervas aromáticas e medicinais
- Criação dos bancos e brinquedos para o playground
- Traga uma muda e plante!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário